15 outubro 2007

Minha contribuição para o Blog Action Day ;)

Para quem não sabe hoje é o Blog Action Day. Isto quer dizer que neste dia 15 de outubro de 2007 os blogs do mundo todo são convidados a fazer um post livre sobre meio ambiente. Deixo aqui a minha contribuição com um texto que fiz pouco tempo atrás:

É possível mudar o mundo?

Outro dia me perguntaram se os jovens são capazes de mudar o mundo. Eu respondi que transformar o mundo não é só exclusividade dos jovens. E sim de todos que têm conhecimento. "Conhecimento é poder”, como já disse alguém bem antes de mim.

Pessoas que pensam têm opinião e são agentes transformadoras; pessoas que não aceitam simplesmente o que é imposto ou apresentado. Quem conhece tem o poder de mudar seja através do consumo (e do não-consumo também), do SAC das empresas, de protesto nas ruas, através da divulgação de mensagens em blogs (a internet tem tido papel fundamental quanto o acesso à informação porque é livre, dá acesso ao mundo e é muito veloz. Praticamente não há controle), do voto e etc.
Numa sociedade capitalista como a nossa, acredito que nossa maior força está mesmo no consumo e não-consumo. Por isto mesmo devemos fazer uso do que temos na mão e incentivar também a conscientização. Principalmente os que atuam com comunicação. Temos compromisso com as pessoas de nosso país, seja através de um anúncio de página simples contra a censura ou um filme de carro que critica o comentário de Marta Suplicy sobre a crise aérea, por exemplo.Todos podem colaborar. Como os músicos na ditadura e o Rappa nos dias de hoje.
Infelizmente boa parte da população ainda é privada do conhecimento e, portanto, de pensar. Nossos atletas não têm apoio do governo. Nossos atores, músicos e artistas não têm campo para se expressar; tudo isto simplesmente porque não convém aos que decidem nossas vidas.
Não acho que tudo deva ser protesto, mas como propagadores de mensagens e classe minoritária que reflete sobre as coisas, temos esta responsabilidade em passar algo mais adiante.

Tem quem pense que não pensar e deixar que resolvam por ele é mais fácil. Não é mais fácil ser fantoche nas mãos dos outros. Não é mais fácil não ter suas necessidades atendidas.

Tem quem pense que não querer pensar sobre isso é uma escolha. Quando você tem que trabalhar doze horas por dia é uma escolha?E se é isso ou nada? Ainda é uma escolha? Ah! Então na verdade não é uma escolha, não é mesmo?! Só parece que é. Pois é, fica complicado não pensar sobre isso.

Tem quem pense que deixar outros pensarem por ele é melhor. Você acha que o povo gostou que o Chávez fechasse um dos seus canais mais assistidos? Acha que alguém os perguntou?Acha que os demitidos desta empresa estão felizes? Ainda acha que é uma escolha ou que é melhor?

Até que ponto vale a pena não pensar?
Até que ponto vale a pena deixar que tomem as decisões da sua vida por você?
E tomar a decisão sobre a vida das pessoas que você ama?

Deixar sua avó sem dinheiro para o remédio é uma escolha sua. Não ter emprego para quem é ator é uma escolha sua. Não ter tempo para família também é uma escolha sua. Porque não tomar nenhuma atitude ou deixar que tomem por você já é fazer uma escolha.

Enfim, acredito que dá sim para fazermos nossa parte. E não é pouco. A revolução de hoje pode ser feita com paz através do conhecimento, que permite ações transformadoras principalmente pelo ato de consumo e não-consumo.
E isso conta principalmente com nossas escolhas na aquisição de produtos e serviços que respeitem nossos animais, nossa vegetação, nossa água e os demais seres humanos que muitas vezes também são explorados. Mesmo porque ao adquirir produtos que preservam a tudo isto, acabamos por preservar algo que com certeza vai interessar a todos: nossa própria vida.

Bom assunto para se pensar, não é mesmo?! ;)

Nenhum comentário: