20 abril 2007

O Cancioneiro - Nº 1

O Cancioneiro - Nº 1


Salve salve, rapazeada do Miamismo. Estou com uma Coluna sobre música com minha galera do Carnaval Virtual (www.liesv.com) no site da Rádio Panorama (rádio oficial da galera na net). Achei interessante e passarei a veicular a coluna aqui aqui também.


Assim, sejam bem-vindos a primeira edição de minha gloriosa coluna, intitulada de "O Cancioneiro", onde irei comentar sobre o melhor da música, de todos os estilos, preferências e gêneros. Espero que essa leitura sirva para ampliar os horizontes musicais de cada um de vocês, e até conhecer o que há de bom no mundo do som, e álbuns que talvez você jamais tinha ouvido falar.







"E a Raíz Brotou"

Por Luís Butti*


Quatro metaleiros e uma tribo Xavante. Pronto. Está feita a química perfeita para se fazer um álbum memorável em matéria de Rock Metal. Em Novembro de 1995, Max, Andreas, Igor e Paulo Jr. embarcaram de mala e cuia para uma tribo no Mato Grosso, para que se realizasse a mescla do som pesado e com a fúria herdada pela banda da família Cavalera.

Para quem aprecia o Metal, é uma porrada no estômago. Daquelas para derrubar. "Roots" acabou se tornando um álbum mais pesado para os padrões do Heavy Metal, e principalmente para o Sepultura, devido as alterações de riffs de guitarra e baixo, além de mais potência nas batidas..


O destaque do álbum fica por conta da atuação impecável de Igor Cavalera na percussão, seja atrás de sua potente bateria, ou no encontro de ritmos tribais com os Xavantes. O álbum também premia os fãs de uma boa música com a participação de Carlinhos Brown, na faixa "Ratamahatta", que com seu toque de brasilidade em matéria de variedades ritmicas, fez da faixa um grande chamariz do álbum, junto com as canções "Roots, Bloody Roots", "Attitude" e "Itsári", esta última gravada diretamente com os Xavantes.

Não é a toa que "Roots" é um dos poucos álbuns brasileiros (embora com suas canções cantadas em inglês) a figurar na lista do famoso livro "1001 Discos Para Se Ouvir Antes De Morrer", editado por 90 críticos internacionais de música.

Deu no que deu. Juntar o mais puro Heavy Metal com a raíz da musicalidade do país. Um dos maiores álbuns da história da música brasileira e mundial.

Ouça no volume máximo. Vai fazer bem para ampliar seu critério musical.

P.S. Se você é plugado 24 horas no YouTube, não deixe de assistir o clip de "Ratamahatta", totalmente produzido em animação e vencedor de vários prêmios na época.

Grande Abraço !






*Luís Butti é publicitário de profissão, músico por opção e Pres. do G.R.E.S.V. Imperatriz Paulista no Carnaval Virtual da LIESV. Atualmente comanda a Direção Geral da Rádio Panorama e escreve semanalmente na coluna "O Cancioneiro"

Nenhum comentário: